quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Quero deixar uma pergunta no ar:

Porque é tão difícil para algumas pessoas o ato de perdoar?

Perdoar de verdade, falo. Não aquele perdão da boca pra fora que na primeira tempestade interna vem à tona.
As pessoas erram porque são humanas. E por esse simples, pequeno detalhe, magoam os outros e se machucam também.
Quando somos nós os magoados, essa mancha permanece por um tempo muitas vezes maior do que o necessário. Quando não cresce ao invés de minar. E toma proporções tão grandes e assustadoras que vai engolindo outros incidentes, ficando gigante e no final das contas quando o magoado é perguntado o porque da mágoa, não consegue nem se lembrar o que originou aquilo tudo!
Agora, se formos nós os responsáveis pela mágoa de alguém, precisamos do perdão imediatamente. O fato de sabermos ser responsável pela tristeza de alguém a quem estimamos, incomoda tanto que tira o sono, o apetite, a tranqüilidade e qualquer sinal de serenidade que possa existir. Enquanto você não enxergar o perdão nos olhos do outro, não consegue ter paz. Pode até fingir que não aconteceu nada. Mas no fundo, todas as noites quando põe a cabeça no travesseiro, se houver um pouco de honestidade, por menor que seja, vai se sentir incomodado e pode até perder o sono.
O quanto não perdemos quando nos fechamos nessa redoma de tristeza enquanto ruminamos e somatizamos essa dor? O quanto deixamos de dar e receber porque nos ressentimos com um pequeno espinho e com isso deixamos de aguar a roseira fazendo ela murchar?
Não sou santa, muito menos perfeita, mas isso está me incomodando e, portanto, hoje quero pedir perdão a quem eu já magoei e perdoar aqueles que também já me magoaram...

Um comentário:

AlmaSebosa disse...

Se você chama perdoar de verdade esquecer do fato que magoou, então eu não sei perdoar. Mas isso não me abala porque perdoar incondicionalmente só uma pessoa no mundo foi capaz: Jesus. Fora ele, todos nós podemos sim perdoar o ato, mas esquecer que ele existiu, é quase impossível. Somos imperfeitos e por isso não esquente demais se alguém, em qualquer momento que seja, lembrar o ato que ela disse que perdoou. Quem leva, não esquece, nunca. E quando sente que aquilo pode acontecer de novo com a mesma pessoa que ela perdoou, a probabilidade dela lembrar disso a você é bem grande. Afinal, ela não quer passar pela mesma coisa de novo. Nunca esqueça que o ato de perdoar é quase que completamente altruísta, já que se perdoar para deixar a outra pessoa com a consciência tranqüila. Portanto, não se queixe se não for perdoada.